quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ano do gato

2015 foi um ano de sustos. O mundo se assustou com a ira explosiva do Estado Islâmico, e nós nos assustamos com a crise política e econômica. O País foi rebaixado por agências internacionais de risco e pode descer ainda mais em 2016. Não deixaremos de brindar ao Ano-Novo, mas vai ser possível vislumbrar por entre a névoa do champanhe um horizonte de recessão e desemprego.
Na base de tudo isso esteve a corrupção, que a Operação Lava Jato escancarou com fartura de exemplos e provas. Sabemos que a corrupção sempre existiu, mas ela nunca nos pareceu tão disseminada. Deixou de ser uma prática individual e passou a instrumento para a manutenção do poder. Graças ao juiz Moro e a alguns abnegados promotores, muita gente graúda foi presa e alguma justiça se fez. Longe estamos, contudo, de debelar esse mal.  
Entraremos em 2016 com uma série de dúvidas sobre o futuro do Brasil. A maior delas é se a presidente vai permanecer no cargo. Há quem se concentre noutro tipo de dilema: se o Vasco vai voltar à série A. Uma dúvida não equivale à outra, mas ambas têm em comum alguns dos nossos desacertos administrativos e gerenciais.  
2016 será o ano de se oficializar o Acordo Ortográfico, que tem sido objeto de discussões entre escritores, gramáticos, advogados e grande parte da população. Dilma deverá sancioná-lo, mas pelo visto não haverá clima para isso. As críticas são muitas, com base em contradições existentes no texto. A maior parte delas se refere ao hífen e a determinados regras de acentuação. Pelo visto, no próximo ano continuaremos a aceitar duas ortografias nos exames de português, o que é frustrante para os que viam no acordo um meio de uniformizá-las.
Em Mariana (MG), a queda de uma barragem com rejeitos de minério sepultou um município e contaminou uma área de mais de 600 km em redor. Pessoas morreram, rios se contaminaram. O meio ambiente é uma das maiores preocupações mundiais hoje; o rompimento dessa barragem, pelo que representou de imprevidência e irresponsabilidade, mostra que não estamos tratando o problema com a devida atenção. Até quando o Brasil vai ficar na contramão do mundo?
Ano que vem teremos Olimpíada. As competições vão mobilizar a atenção e tirar um pouco o foco dos problemas locais. Por cerca de um mês deixaremos de pensar em carestia e câmbio alto, para nos concentrarmos no desempenho dos atletas. Nesse período tudo parecerá bom, e ainda melhor se os brasileiros ganharem medalhas. Infelizmente elas não trazem emprego, não enchem barriga nem adornam a miséria. Se o país quer crescer e dar felicidade a seu povo, tem que pensar em outro tipo de pódio.
Dizem que 2016 vai ser o ano do macaco. Isso lá no Oriente, que costuma vincular os anos a animais. Certamente não vale para nós, que temos outra cultura. Mas suponhamos que valha; nesse caso, vamos torcer para que o próximo ano seja o do gato. Do gato, sim, para comer os ratos que insistem em infestar o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O poder da frase