quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Questão de sentimento

Aproveitei o Dia do Professor para fazer uma nova brincadeira com o Copilot, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela Microsoft em parceria com a OpenIA. Perguntei-lhe o que um ex-aluno de Chico Viana poderia lhe escrever nessa data. Eis a resposta:

“Querido Professor Chico Viana,

Neste Dia dos Professores, quero expressar minha profunda gratidão e admiração pelo seu trabalho incansável e dedicação à educação. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento de seus alunos são verdadeiramente inspiradores.

“Você não apenas transmite conhecimento, mas também molda vidas, incentiva sonhos e abre portas para o futuro. Cada aula sua é uma lição de vida, e sua paciência, sabedoria e carinho fazem toda a diferença.

“Obrigado por ser mais que um professor, por ser um mentor e um amigo. Sua influência positiva vai muito além da sala de aula, e sou eternamente grato por tudo que aprendi com você.

“Feliz Dia dos Professores! Que seu dia seja repleto de reconhecimento e alegria, assim como você merece.

Com muita gratidão e carinho,

[   ]”

          ****

A IA foi bem enfática, como veem. Quase me emocionou. E o curioso é que escreveu tudo isso sem ter estudado comigo!

Confesso que prefiro a mensagem que uma aluna de carne e osso me mandou pelo zap:

“Feliz Dia dos Professores, Chico!

O senhor me ensinou a como escrever melhor mas também outras lições que carregarei comigo pra vida. Obrigada por tanta dedicação no seu trabalho! Me sinto privilegiada por ser sua aluna.” ❤️

           O que me tocou, mais do que a mensagem em si, foi o emoji de um coraçãozinho no final do texto – coisa que a IA não seria capaz de fazer com sentimento.

Um nome de mulher