domingo, 30 de outubro de 2011

O tema de redação do Enem

Tenho recebido e-mails de candidatos com dúvidas sobre o tema de redação do Enem 2011. A maior parte quer saber se devia, e em que medida, enfocar as redes sociais; ou se poderia comentar a relação público x privado fora do âmbito da internet.
Para compreender o tema é preciso associar a formulação explícita, que aparece no início da Proposta, aos chamados textos motivadores. A formulação explícita é: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. O tema se compõe de dois segmentos, um rigorosamente atrelado ao outro por dois-pontos. Isso quer dizer que o aluno devia, dentro do assunto internet, enfocar a relação entre o público e o privado.
Essa relação é coerentemente enfatizada nos textos que compõem a antologia. O primeiro tem como tópico a afirmação de que a ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental. A seguir, destaca-se que as pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi e que os governos se mobilizam a fim de expandir a rede para espaços públicos.
O segundo texto é extenso e oferece preciosos subsídios para nortear o desenvolvimento do tema. Começa por destacar o tempo que os usuários passam conectados à internet -- mais especificamente, às redes sociais. Depois ressalta que as redes são hoje um fator de socialização e conferem ao indivíduo uma identidade. No entanto, ao mesmo tempo que “tornam alguém popular”, “arruínam reputações”. Daí ser fundamental não expor na internet “o que se fala em público”, pois ela “não acoberta anonimato”, ou seja, permite que se desvende o domínio privado de cada um.
No terceiro texto, que é uma charge, ironiza-se a ingênua tentativa de um dos personagens de “lutar contra a sociedade de controle juntos”; a ironia está em que a pessoa a quem ele se dirige é na verdade quem o está controlando diante de um monitor. Outro dado irônico é que o indivíduo que monitoriza é também vigiado por uma câmera que pende do teto. O clima de Big Brother da tirinha remete de novo à relação público x privado, sugerindo que hoje é quase impossível preservar o espaço individual.
A função dos textos de suporte é ajudar o candidato a manter o foco temático. No Enem deste ano, eles cumpriram a contento esse papel. Cabia ao aluno os ler bem para evitar os desvios ou as temidas fugas, que podem zerar a redação.

Um comentário:

  1. Professor, fiscalizei prova do enem e no fim, já sem ter o que fazer, dei umas espiadinhas nas redações que já haviam sido entregues... O pessoal realmente pareceu não ter entendido a proposta!
    A maioria das redações que cheguei a ler (ainda que fosse proibida de fazer isso, não me contive) estavam totalmente ou parcialmente fora do contexto do tema. As pessoas ainda não sabem "ler", daí que escrever para muita delas parece uma tarefa impossível!

    Beijos

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O poder da frase