quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chico Viana antecipa questão do Enem 2011 em Especial da revista "Língua Portuguesa"

        Matéria do Especial Vestibular/Enem 2012, publicado pela revista Língua Portuguesa, antecipa o conteúdo da questão 99 do Enem (Prova Azul). No tópico “O adjetivo severina”, o professor Chico Viana transcreve passagem do poema de João Cabral de Melo Neto para questionar a identidade do narrador. Escreve, então:
      “O plural Severinos (...) refere-se aos que na região onde o retirante vive têm o mesmo nome que ele; isso o leva a procurar outras referências que sirvam para individualizá-lo. O uso do adjetivo severina qualifica a partir dos traços físicos e do estilo de vida (ou de morte) do personagem aqueles que são tão miseráveis como ele.” (p. 38)
       Tais palavras praticamente reproduzem o que afirma Antônio Carlos Secchin em texto que, na prova, acompanha o fragmento do poema: “A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços são partilhados por outros homens.”
       Na questão 99 a banca transcreve esta pergunta do personagem: “Como então dizer quem fala/ ora a Vossas Senhorias?” Em seguida, quer saber do candidato por que meio se dá a resposta a ela. O correto é assinalar a alternativa c: dá-se pela “representação, na figura do personagem narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esquecida