Não ensine como fazer; mande os alunos fazerem. Ao
corrigir o que escreveram, eles entenderão como deve ser feito.
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Não corrija uma oração, um período, um parágrafo sem
explicar o motivo da correção e discutir com a turma uma melhor alternativa. Se
o aluno não entender por que errou, ele tenderá a repetir o erro.
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Pense muito antes de dar um 10. Redação que tem 10 é,
no mais das vezes, redação mal corrigida.
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Procure mostrar a importância do respeito à norma
culta. Erros de gramática ou ortografia são facilmente notados. Mesmo que não
prejudiquem a “comunicação”, diminuem a credibilidade de quem escreve.
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Procure mostrar aos alunos a diferença entre redigir e
escrever (no sentido literário). Um
redator se faz, um escritor nasce. Logo, a boa redação está ao alcance de
todos. Só depende de leitura, estímulo e muito, muito treino.
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Estimule a leitura de ficção e poesia. O contato com
os textos literários amplia a sensibilidade, revela as inúmeras possibilidades
da língua e aumenta a capacidade interpretativa.
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Procure ressaltar a diferença entre escrever certo e
escrever bem. A gramática não assegura a expressividade nem a boa organização
textual. Tente mostrar isso comparando textos apenas “certinhos” com outros nos
quais prevalecem a invenção e a expressividade.
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Declare guerra ao lugar-comum e à imprecisão
vocabular, motivando os alunos a ir ao dicionário. O lugar-comum anula a
personalidade do redator, e a imprecisão vocabular compromete o rigor do
pensamento. Usar os termos adequados é um dos segredos de redigir bem.
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Escolha com cuidado os temas a serem desenvolvidos. Lembre-se
de que cada tema é pretexto para leituras sobre a atualidade e um meio de
aumentar o acervo de informações do aluno. Sem informações suficientes, é
impossível apresentar bons argumentos.
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Leia em voz alta algumas das redações corrigidas,
destacando-lhes os aspectos positivos e os negativos. Os alunos têm curiosidade
sobre os textos uns dos outros e encaram como saudáveis desafios as produções
bem escritas, que testemunham a evolução dos colegas.
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