segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Conversa com Antônio Maria

Conversei no último fim de semana com o cronista e compositor Antônio Maria. O fato de ele estar morto não foi empecilho para o nosso encontro. O autor de “Ninguém me ama” continua vivo em suas crônicas, que são uma deliciosa mistura de lirismo e ironia.
Graças a elas eu pude, sem expedientes mediúnicos, ter acesso ao seu espírito. Antônio Maria era gordo e sofria do coração; como não ligava para a doença, dizia-se cardisplicente. Escreveu que a profissão do brasileiro é a esperança. Suponho que nosso papo, ocorrido num domingo à tarde, será de algum interesse para o leitor. Vamos :
- Você sofre por se achar feio?
- Nãonada mais sem graça que homem bonito. São chatíssimos. Os verdadeiros canastrões da vida real! Examinem, por , o enorme êxito dos feios. Frank Sinatra, por exemplo. Nãohomem que mais sorte com mulher, no mundo inteiro.
- Dizem que você, nos últimos anos, tem preferido a solidão. É verdade?
- A experiência de viver tranca o homem, cada vez mais, em si mesmo, aconselhando-o a sarar, sozinho, todas as escoriações da alma.
- Você se considera um homem virtuoso?
- Tenho todos os defeitos que, nos outros, detesto. uma disposição em mim é generosa – a do amor.
- Quem, entre os seres humanos, sofre mais?
- Ah, o martírio dos amantes, que não se acreditam, que não se confiam, que não têm senão um cárcere de medos, onde afogam o sentimento espiritualíssimo da carne.
- Você condena os adúlteros?
- É preciso que se respeite o adultério. É pecado, é ilegal, é tudo que se queira, mas existe desde os começos da humanidade.  
- As mulheres de hoje se vestem bem?
- Quando a moda feminina será imaginada e desenhada por mulheres? Os costureiros, nem sempre rigorosamente homens, por mais arte que emprestem às suas criações, deixam em cada modelo, propositadamente, um detalhe negativo de absurdo ou de ridículo.  
- Que é que você sabe de Deus, de outra vida, do sobrenatural?
- A gente não sabe nada sobre as coisas de que tem medo. Teme, sem discutir. Mulher, por exemplo, que tem medo de barata, que sabe a mulher sobre as baratas? Assim sou eu, com o céu e Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O poder da frase