domingo, 23 de outubro de 2011

Tema do ENEM 2011 foi trabalhado em redações no Curso Chico Viana

“Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado", tema da redação do Enem 2011, associa-se a pelo menos dois temas propostos aos alunos do Curso Chico Viana.
O primeiro, diretamente vinculado ao exame, apoia-se em texto da “Superinteressante” e aborda a internet sob o prisma das redes sociais. Segundo a matéria da revista, elas disseminam “vários dos principais comportamentos humanos” e tendem por influência dos amigos a moldar o comportamento das pessoas; isso acaba se constituindo numa ameaça à sua individualidade.
O segundo, que traz como suporte o texto “Réquiem para o indivíduo”, de Carlos Heitor Cony, tematiza o conflito entre o direito à privacidade e a liberdade de expressão. Com base nas ideias do articulista da Folha de São Paulo, o professor questiona os alunos sobre “até que ponto é lícito violar a intimidade individual em prol do interesse público” -- o que muitas vezes ocorre na internet.
A discussão em classe de ideias associadas ao tema do Enem, e amadurecidas em atividades textuais, faz Chico Viana esperar de seus alunos um tranquilo e competente desempenho na redação. Não era outra a expectativa do professor, tendo em vista que a produção de um texto semanal, exigida de seus alunos durante todo o ano, torna grande a possibilidade de que um deles seja contemplado no exame.

Um comentário:

  1. Como sempre acertando né Chico?
    Saudade das aulas de literatura! hehe Tudo de bom!

    ResponderExcluir

O poder da frase