domingo, 18 de agosto de 2013

Novo blog

        A convite dos editores de “Língua Portuguesa”, comecei a escrever no site da revista um blog sobre redação. O propósito é em cada postagem apresentar dicas para redigir com propriedade, correção e clareza. O público-alvo são vestibulandos (sobretudo os que vão fazer o Enem), candidatos a concursos públicos e demais interessados em aprimorar a produção textual.
         O blog se intitula “Na ponta do Lápis” e traz como texto de abertura uma matéria sobre repetição de palavras e ideias (http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-ponta/e-mais-grave-repetir-ideias-do-que-palavras-293815-1.asp). Tem um objetivo didático e também jornalístico, pois procura informar o leitor sobre o que escritores, críticos e teóricos da literatura dizem sobre o ato de redigir, que não se confunde com o de escrever (no sentido literário). Redator não é necessariamente escritor, por isso uma boa redação está ao alcance de qualquer pessoa que leia e pratique.
          No blog pretendo sequenciar o trabalho que venho fazendo nesta coluna e em outros dois blogs que mantenho, sobretudo o “Por um texto melhor” (http://chicovianaporumtextomelhor.blogspot.com.br). É um trabalho também articulado com minhas atividades em sala de aula, de onde tiro a maior parte do material que serve de base para exemplos, comentários e exercícios de refeitura. Para ser objetivo no ensino de redação, nada como trabalhar a partir da produção dos alunos. Essa é uma forma de evitar as abstrações e os achismos, mantendo o foco no que interessa
          E o que interessa tem quase tudo a ver com o uso da língua. Todo o mundo sabe que escrever bem não é apenas escrever certo, mas não há como chegar à primeira dessas metas sem atentar para a segunda. Escrever certo é conhecer a gramática (o que não se confunde com o mero domínio da nomenclatura) e saber o que na língua “funciona” do ponto de vista semântico e estrutural. Dominar a lógica da gramática, como observa Francine Prose num livro para escritores, contribui para a lógica do pensamento. Se a primeira condição para escrever bem é pensar bem, não há então como dispensar o conhecimento gramatical.
       No blog tratarei dessas e de outras questões referentes aos requisitos para a elaboração de um bom texto. Entre elas, a relação entre conteúdo e forma, que hoje se confunde com o problema dos gêneros textuais e dos registros de linguagem (tão explorados no Enem). Quem escreve visa a determinado fim e deve mobilizar os vários recursos da língua para atingir seu objetivo. Deve também, a partir da leitura de outros textos e da observação do mundo, saber selecionar e utilizar argumentos.

         “Na ponta do lápis” é mais uma frente que se abre num trabalho contínuo, sistemático e basicamente voltado para a sala de aula. O fato de esse blog vir a público, e numa publicação prestigiosa como a revista da Editora Segmento, é para nós motivo de satisfação. Vale como um reconhecimento e um estímulo. Espero por meio dele continuar sendo útil aos que desejam comentar, discutir e sobretudo praticar a língua, que é um instrumento essencial para o homem se conhecer e atuar no mundo.

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