1
- Interjeições excessivas? Evite-as!!!!
2
- Não abuse de metáforas
futebolísticas. Esse tipo de tabelinha com
a linguagem do futebol
nem sempre
satisfaz a galera . O leitor pode se sentir
driblado e dar cartão
vermelho para o escritor , mandando-o antes
do tempo para
o chuveiro .
3
- Falhas na concordância
e na coesão denuncia falta de conhecimento
gramatical . Evite-a.
4
- Não misture as pessoas
gramaticais . Tu
podes fazer isso
quando usares
a linguagem coloquial ,
mas nunca
em sua
redação para vestibular ou concurso . Nela escrevemos com
alguma formalidade e você
tem que seguir
a norma culta .
5
- Das inversões fuja. Comprometem elas das ideias a clareza .
6
- Evite repetições , pois
elas dão a impressão
de que o texto
não progride. Repetir
gera no leitor a sensação
de que as ideias ficam no mesmo lugar , não evoluem. Quem
repete permanece no mesmo círculo de ideias e faz o texto
circular em torno de um mesmo tema , sem sair do canto .
7
- As longas intercalações entre sujeito e predicado , por
fazerem o leitor esquecer
o que o que
foi dito no início ,
levando-o a suspender a leitura
e ter de reler toda a frase , o
que termina prejudicando a compreensão do texto
como um
todo , devem ser
evitadas.
8
- Evite exageros . A hipérbole
é o pior entre
os piores pecados
que podem acometer
um escritor
em todos
os tempos .
9
- É mister escoimar o texto de vocábulos preciosos
ou pernósticos .
O uso de tais
palavras é próprio
dos alarves e apedeutas. Indica, outrossim , uma mente
deslumbrada com as reverberações
de um saber despiciendo , que leva a conclusões
inanes sobre
os transcendentais enigmas
do Homo sapiens.
10
- Prefira a linguagem denotativa; ela é um lago transparente de onde emerge com
clareza o sentido
das palavras .
11
- Evite em seu
texto manifestar
preconceito contra
as mulheres . Do contrário ,
elas vão
reclamar de você o tempo todo sem lhe dar chance de se defender . Mulher – todo o mundo
sabe – não tem paciência
para compreender as razões do outro
e termina transformando o que deveria ser um diálogo esclarecedor
num monólogo interminável
– em que ,
obviamente, só ela
fala .
12
- Medite nesta verdade preciosa :
rima é bom
em poesia ,
não em
prosa .
13
- Fuja dos enunciados vagos e genéricos .
Eles dão aquela sensação
de algo que
não se sabe bem
o que é, embora
todos de alguma forma
já tenham sentido
em certos
momentos da vida .
Alguns têm disso uma longínqua ideia, mas
só conseguem defini-la em determinados
contextos ou
por algum
tipo de sugestão
diferente da que
experimentaram no início , antes de tudo fazer sentido . Ou não .
14
- Ao estar fugindo do gerundismo, você
não estará fazendo mais
do que sua
obrigação . Vá ficando atento .
15
- Você acha que o excesso
de perguntas retóricas
torna mais
eficiente o seu
texto ? Será que
elas necessariamente facilitam o diálogo com o leitor ? Ou
podem deixar o discurso
redundante , sugerindo questões que na
verdade não
existem? Não será melhor
usar frases afirmativas , deixando logo
claro o que
se quer dizer ?
16
- Portanto , não
inicie o texto pela
conclusão . Comece-o mesmo
pelo começo ,
apresentando o tema e depois os argumentos .
17
- Um texto
com excesso
de “quês” parece que tropeça a cada momento e mostra
que a pessoa que o produz tem que
melhorar o ouvido .
18
- Sem essa de gírias ,
mano . Se você é um mané que se amarra
nesse tipo de coisa, vai levar bronca do
pessoal da norma culta. Com certeza .
19
- Seja evitado em sua
redação o excesso
de voz passiva
analítica , para
que você não seja visto pelo leitor como alguém a ser desprezado.
20
- É bom moderar
o uso da mesóclise .
O bom escritor
evitá-la-á em nome
da simplicidade , pois
a colocação do pronome
no meio do verbo
trar-lhe-ia aspereza acústica
e transformá-lo-ia num monstrengo aos ouvidos de hoje .
21
- Evite fragmentar o período . Pois
isso é uma grave
falha . Gramatical
e estrutural.
22
- Evite as generalizações. Todos os que até hoje generalizaram foram
repreendidos por seus professores de português.
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