domingo, 4 de setembro de 2016

Autoajuda e sinceridade

          Houve uma época em que me passou pela cabeça escrever livros de autoajuda. A justificativa para isso, confesso, não era das mais nobres. Como os autores desse tipo de literatura vendiam muito, pensei em me arriscar no gênero para, quem sabe?, robustecer minha conta bancária.
         Eu pensava que fazer livro de autoajuda seria fácil. Não precisava ser erudito nem conhecer profundamente filosofia, psicologia, antropologia ou qualquer outra dessas especialidades nobres. Bastava ter delas uma leitura superficial, algum bom senso e, claro, uma boa dose de esperteza.
         Nem me dei ao trabalho de ler os autores que faziam sucesso nesse departamento menor da literatura – Paulo Coelho, Augusto Cury, Zibia Gasparetto e outros frequentadores das listas dos mais vendidos. Até que tentei folhear um ou outro livro de alguns deles, mas não me empolguei. Achava o texto piegas, sem profundidade, ralo de substância humana.
Eu não precisava conhecer aquilo para dizer obviedades sobre as pessoas e levá-las a consumir o que eu escreveria. Bastava desfiar algumas platitudes sobre a vida e a morte, o amor e o dinheiro, o emprego e a famíliasempre com o cuidado de não complicar.
Não complicar” significava exaltar sempre o otimismo, a esperança, a alegria de viver, e sobretudo não estimular a reflexão. Alguém disse que pensar dói; geralmente quem esses livros não está a fim de desvendar em elucubrações tortuosas seus abismos interiores. Lê-os como quem vai a um fast-food do espírito, para ali pegar na medida exata sua ração de felicidade.
         Convencido dessas verdades, que pareciam extraídas de um manual de autoajuda para escritores, comecei o meu trabalho. Escrevi umas frases chochas sobre o poder do pensamento positivo e a permanência da magia no mundo técnico e frio de hoje.
Coisas do tipo “Se você quer, você pode”, ou uma coisa é proibida ao ser humano: desistir”. Inventei que um personagem vivido na Idade Média, Abhsalão, havia me aparecido em sonho e ditado os quatro passos para alcançar a felicidade (infelizmente me faltou imaginação para dizer que passos era esses, mas fiquei de pensar e escrever depois). Completei tudo com umas pitadas de marketing empresarial, encorajando os leitores a “agregar valor” a suas vidas.
         Depois de redigido um esboço do que seria meu livro, guardei o material por uns dias para depois o ler com distanciamento. Esse é, como se sabe, o grande teste que todo escritor faz. Pois bem, a leitura fria e distanciada foi uma decepção. Meus conselhos soavam pouco convincentes. Faltava sinceridade ao que eu dizia. Abhsalão, por exemplo, não se parecia nada com um mago medieval. Estava mais para personagem de programa de humor.
         Moral da história: ninguém escreve bem sobre aquilo em que não acredita. A partir daí passei a respeitar mais os autores de autoajuda. Eles podem ser rasos, medíocres, previsíveis, mas se têm sucesso é porque acreditam no que dizem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O poder da frase